Esta é uma abordagem única e muito especial: quando estamos em grupo, não apenas nossos conteúdos, mas também a interação entre os membros participantes torna-se material com o qual a terapia é conduzida.
No contexto do grupo, podemos trabalhar nossas habilidades sociais, discutir aspectos de nossa vida cotidiana e refletir sobre experiências de vida comuns a todos, bem como sobre a forma e as ferramentas que utilizamos nas mais diversas circunstâncias. Podemos nos beneficiar inclusive do silêncio e da observação, aprendendo com as situações, discussões e soluções levantadas pelo grupo!
É também uma maneira de encontrar suporte e alívio para suas questões emocionais, não só do Psicólogo Clínico, que estará conduzindo este processo, mas também dos colegas que vivenciaram conjuntura semelhante, ou que, mesmo sem passar por tal processo, aprendem a sentir empatia pelos fatos narrados.
São inúmeros os exemplos de tratamento e recuperação de pessoas em Terapia de Grupo: os mais conhecidos talvez sejam aqueles que versam sobre dependência química, luto, ou ainda doenças raras ou terminais, em que as pessoas buscam, além de suporte, mais conhecimento das enfermidades que os atingem.
Sem dúvida, ver-se refletido no outro, e com isso sopesar ações e reações, constitui-se numa poderosa ferramenta de entendimento e autoconhecimento. Na tradição cabalista, por exemplo, os rabinos entendem que a “Criação” é uma forma simbólica de reflexão e entendimento: D’us teria criado o homem, para que pudesse ver e sentir a si mesmo, através da adoração de suas criações e criaturas. Perceber, portanto, a importância do outro, é fundamental para a ampliação da consciência. Conseguimos isso na Terapia, mas recebemos tal benefício de uma forma singular e até certo ponto ampliada, na Terapia de Grupo.
Se você se identificou consulte sobre a formação de grupos através dos canais de contato deste site. Venha participar desta experiência!