A complexidade do ser humano, sua plasticidade, sua adaptabilidade e versatilidade não cansam de assombrar os estudiosos. Sua capacidade criativa e construtiva são absolutamente espantosas: como ficar indiferente à manifestações da grandeza da humanidade como o David de Michelangelo, ou, pensando numa obra coletiva, a Grande Muralha da China, uma construção humana que pode ser vista do espaço?
Em contrapartida é igualmente assustador perceber que, mesmo com potenciais praticamente ilimitados, o Homem demonstra uma enorme tendência à corrupção, à intolerância e à autodestruição.
Para o Psicólogo Clínico, este paradoxo é material de trabalho: cada paciente que nos procura encerra um “Universo em Si Mesmo”, com suas profundas, complexas e variadas demandas.
Por vezes, faz-se necessário uma segunda visão para dar conta de tanta complexidade. Se pegarmos a etimologia da palavra supervisão, uma visão aumentada: nesta proposta trabalharei com meus colegas Psicólogos, colocando uma espécie de lente de aumento em seus casos com o intuito de ajudar-lhes a perceber melhor o psiquismo de seus pacientes, além de propor, conjuntamente, possíveis alterações de rota na condução do trabalho a fim de conseguir uma melhor “sintonia fina”. A ideia é fornecer suporte teórico e técnico, além de suporte emocional para que o Psicólogo esteja apto a lidar com as questões do paciente e como elas repercutem em sua própria psique: perceber conjuntamente como foi construída a relação entre o profissional e o analisando é, também, sem dúvida, uma valiosa ferramenta para o sucesso terapêutico.
Venha fazer sua Supervisão comigo! Estou ao lado do metrô na Zona Norte de São Paulo. Consulte condições especiais para Psicólogos recém formados. Acesse um dos canais de contato ou me procure diretamente!